terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Jesus Não Era Adventista, Nem Evangélico e Muito Menos Católico!

Sem querer ser pretensioso, ou dono da verdade, gostaria de apresentar alguns tópicos com o intuito de enriquecer e colaborar contigo no aprimoramento de seu ponto de vista em relação a Jesus (Yeshua, o seu real nome em hebraico que significa "o Eterno é aquele que salva"). ...E não venha me dizer que isso não é significativo para um judeu, afinal Cristo era judeu circuncidado e não perdeu sua condição judaica até virar ícone de uma nova religião".
Devo dizer que a ruptura com posicionamentos que antes tínhamos como certezas inabaláveis, é próprio do dinamismo daqueles que exercem o habito de pensar e reconsiderar face as evidências.
Tenho visto inúmeras tentativas de diversos segmentos cristãos e judaicos, de evitar contextualizar a Yeshua no judaísmo. Parece uma tentativa desesperada de anti-marketing como se ele fosse uma ameaça ao judaísmo passados mais de 2000 anos. E quanto aos cristãos (ou pelo menos aos que se intitulam como tal), a segmentação parece atrapalhar muito o universalismo do sentido etimológico da palavra catolicismo.
Transformá-lo em ícone de uma nova religião, o torna mais universal, menos judaico , e parece que a questão do mashiach virou uma eleição nos moldes modernos. Só que dessa vez os "marqueteiros" judeus e o "marqueteiros" cristãos se unem com um interesse comum em desvinculá-lo de suas tradições, e tudo isso orquestrado de tal maneira que até nós, judeus natos, chegamos a pensar que o maior rabino de toda a história da humanidade fosse propriedade particular do Vaticano e da igreja dissidente do catolicismo. Mas isso não corresponde a realidade. Muito pelo contrário.
Yeshua nasceu judeu, na cidade de Beth-Lehem , descendente do Rei David , da tribo de Yehudá. Fez o Brit Milah no oitavo-dia. Após a tevilah (o mikve) de sua mãe (Miriam, não "Maria") pós-parto, como primogênito foi feito o resgate do primogênito (Pydion Haben) inclusive com sacrifícios no Beit Hamikdash (referencias em Lc 2:21-24). Mesmo hoje em dia entre os círculos judaicos mais ortodoxos, essa cerimônia é uma raridade. Mas a família dele era ultra-ortodoxa e ele também.
Veja que ele era visto no Templo e nas sinagogas fazendo suas "drashot" e juntando multidões sem cobrar fortunas para pregar mezuzot nos umbrais das portas, sem pedir terreno para o prefeito no bairro nobre de Jerusalém para construir sinagoga, sem procurar banqueiros para financiá-los, e sem espaço na mídia ele causou um rebuliço que até hoje divide o calendário em antes dele e depois dele.Nós temos que prestar atenção num rabino desse! Se o que ele falou causou tanto impacto que hoje estamos falando dele 2000 anos depois é porque algo ele tinha para dizer! E se ele tinha algo para dizer, nós temos algo para escutar.
A grande questão, é que ele viveu uma vida 100% judaica, e que quando ele pregava, evidentemente ele citava o Tanach. Mas ele não mudou o sentido da Torah, o que ele fazia era dar uma dimensão maior aprofundando o significado da revelação de D-us.
Ele não renunciou ao judaísmo de maneira nenhuma, ele não criou uma nova religião. Todos os seus biógrafos eram judeus, e os livros que falam dele são excelente literatura judaica escrita por judeus para judeus. E esses mesmos livros informam que antes da sua ressurreição (um conceito judaico, que é lido todo dia no sidur na Amidá) após o Pessach, foi colocado debaixo do madeiro uma placa em 3 idiomas diferentes que diziam: Yeshua hanotzri melech haieudim (Yeshua de Nazaré rei dos judeus - cuja sigla coincidentemente significa iud-hei-vav-hei, YHWH!).
Sem querer me alongar só vou citar 2 trechos significativos do Brit Chadasha (Novo testamento) como exemplo de passagens que considero mostras significativas do costume e ensinamento judaico de Yeshua .
Cap. 12:28-34 de Marcos
28: Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?29: E Yeshua respondeu-lhe: O primeiro de todas as mitzvot é: Ouve, Israel, o SENHOR (YHWH) nosso D-us é o único Senhor. (Shema Israel Adonai Eloheinu Adonai Echad. 30: Amarás, pois, ao Senhor teu D-us de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. (Vê ahavta Et Adonai eloecha vekol levavchá vê kol nafshechá vekol meodecha)_ 31: E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Vê ahavta lareach kamocha) Não há outro mandamento maior do que estes.32: E o escriba lhe disse: Muito bem, Rabino, e com verdade disseste que há um só D-us, e que não há outro além dele;33: E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.34: E Yeshua , vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de D-us. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada.
E eu ouso perguntar: Rabino Yeshua, porque os cristãos se apoderaram do seu nome e criaram uma falsa doutrina da trindade se o Rabino Yeshua ensinou exatamente o contrário ?
E por que os judeus de uma maneira geral prestam mais atenção no comentário de Rashi, Rambam e do Rebbe , ou seja prestam atenção na formiguinha que passa nas nossas costas , mas não conseguimos enxergar o óbvio do tamanho de uma elefante escancarado em nossa frente ?
Bom, deixa pra lá... Existem explicações boas para isso mas isso dá muito pano para Talit....
Segunda passagem em Lc 4:15-21:
15: E ensinava nas suas sinagogas, e por todos era reconhecido por todos.16: E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num Shabat, segundo o seu costume (halachá), na sinagoga, e levantou-se para ler. (aliá para leitura da Haftarah - ninguém se levanta para ler o rolo da haftarah sem ser convidado )17: E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías (Tanach - Yeshaihu cap 61 ; e, quando abriu o rolo , achou o lugar em que estava escrito: (a leitura da Haftarah assim com a da parashá não é aleatória e sim seqüencial e organizada)18: O Espírito de YHWH é sobre mim, Pois que me ungiu (a palavra mashiach é o ungido = do grego Cristo) para levar as boa novas aos que sofrem . Enviou-me a curar os quebrantados do coração,19: A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A por em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR.20: E, fechando o rolo , e tornando-o a dar ao gabai da sinagoga , assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.21: Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.
Ou seja o próprio Yeshua disse que a haftarah de Isaias 61 que fala características do mashiach se cumpria naquele dia nele, porque esse texto se refere a ele. Trocando em miúdos ele disse: Eu sou o mashiach!
Concluo dizendo que a atitude mais judaica que um judeu pode ter após identificar o messias, é aceitá-lo como tal. Um judeu que se posiciona pró-mashiach não se converte. Ele não mudou de D-us. Ele continua leal ao D-us de Abrão, de Isaque e Jacob, alias com muito mais intensidade. E aceitá-lo o torna um judeu completo, completo em todos os sentidos, completo na aceitação do Tanach, completo em seu relacionamento com D-us, na plenitude do seu relacionamento, mesmo que tentem nos estigmatizar criando um selo emblemáticos de apostasia, esse emblema eu não uso. Já basta de identidades trocadas. Eu fico com Yeshua.


Nenhum comentário: